Ernesto Alcaraz não sabia o que fazer. Acabara de ser
dispensado sem maiores explicações da banda que acompanhava o cantor Marvin
Gaye quando este vinha aos estúdios de gravação em Manhattan. Marvin havia
decretado falência ao separar-se da mulher pagando a ela uma fortuna em
indenizações, além de sofrer de depressão e usar drogas que o fizeram optar em
isolar-se num trailer no Havaí. Ernesto voltou para casa atordoado com o que
seria o seu futuro. O show business estava passando por um momento de crise e o
mundo caminhava para o caos financeiro. O moral do povo americano estava
abalado pela Guerra do Vietnam e o Oriente Médio usava o petróleo como arma
para pressionar países por seus apoios contra Israel. Nova York tentava se ver
livre da crise na segurança e nas finanças da cidade, dirigida pelo baixinho
Prefeito Abraham Beame. O trabalho como músico percursionista rendia a Ernesto
o suficiente para pagar o aluguel de seu pequeno apartamento num cortiço na Orchard
Street, que dividia com Tony, um pequeno traficante de heroína que “trabalhava”
durante a madrugada e Ron, um ator de filmes pornográficos, produzidos em
super-8 e vendidos nas lojas de artigos x-rated. Ernesto estava juntando
dinheiro para alugar um apartamento melhor e trazer sua esposa de Porto Rico e
a turnê que estava quase contratada pela Tamla Motown, iria render um bom
dinheiro. Com o fim dos projetos de Marvin, Ernesto viu seus planos se
desfazerem. O mercado discográfico estava agora se voltando para o fenômeno da
Disco Music e Ernesto não tinha muitos conhecimentos nesta nova “roda”
profissional. No Lower East Side, conhecido pelos latinos como Loisaida (Lower
East Side lido rapidamente com sotaque latino), Ernesto era um dos organizadores
do The Loisaida Festival, um dia inteiro dedicado a festas pelas ruas do
bairro, celebrando os imigrantes que se instalaram por lá numa onda iniciada
pelos judeus no final do século XIX. Estes imigrantes eram em sua grande
maioria, latinos. E dentre estes, a maioria era de porto-riquenhos. Todos os
anos, Ernesto e seus amigos organizavam um pequeno desfile e barracas eram
montadas para a venda de comidas típicas. Num pequeno palco, Ernesto se
apresentava com outros amigos, tocando e cantando bombas, plenas e trovas,
ritmos típicos de Porto Rico. Ao final, quando todos já estavam embriagados,
ainda podiam-se ouvir umas parrandas sendo tocadas nos cortiços, varando a
madrugada. Pablo, seu amigo e também organizador do festival, encontrou Ernesto
a caminho de casa, andando como um zumbi sem expressão: _O que passa, homem?
Está pálido? Lembre-se que amanhã começa nosso festival e hoje à noite vamos
ensaiar nossas bombas! – o desespero de Ernesto fez com que ele sequer
prestasse atenção em Pablo, que ficou furioso e saiu blasfemando: _ Cabrón,
pelotudo, músico de mierda! – Uma única esperança urgia na cabeça de Ernesto:
visitar Mamá Yaya Kimbisa – a sacerdotisa Palo Monte Mayambo. Só via nela uma
solução para seu desespero. Tinha certeza de que tudo isso era por conta de não
ter terminado seu trabalho de iniciação. Ernesto subiu as escadas do antigo
prédio e chegou até o andar onde Mamá Yaya Kimbisa atendia. A porta foi aberta
por uma auxiliar, vestida com suas roupas africanas. O ambiente era escuro e o
cheiro de incenso era muito forte. Antes de ser anunciado, Mamá Yayá gritou lá
do fundo do enevoado apartamento, cheio de velas, amuletos, oferendas e
estátuas de madeira: _Ernesto! Eu estava te esperando, meu filho! – Assustado,
Ernesto foi até o pequeno quarto que funcionava como santuário. Mamá Yaya
estava sentada em seu trono, cercada de flores, velas, santos, crucifixos,
esqueletos humanos, chapéus, fitas, bengalas, chifres, tridentes dentre outras
coisas usadas nos rituais. _Se ajoelha, meu filho. Não temos muito tempo – disse
ela entre os dentes que de tão cerrados, quase cortavam a ponta de um enorme
charuto. _você – continuou ela – não terminou a Kimba, e deixou as coisas
soltas à sua volta. Para ser Ngangulero, tem que ir até o fim senão os Mpungos
não vão te proteger. Você já está rayado. Agora tem que terminar para ter sua
prenda. Neste momento, Ernesto jogou seu corpo para trás numa inacreditável
contração. Suas mãos foram para suas costas, contraídas em forma de garras.
Ernesto incorporou uma entidade que deixou Mamá Yaya assustada. Era um Mpungo
Sete Raios como ela nunca vira antes. Uma forte gargalhada anunciou sua
presença. Ernesto incorporado por Sete Raios, com os olhos revirados falou com
sua característica voz rouca: _ Este cavalo está cheio de problemas! Mas Yayá
pergunta se ele quer fama, sucesso e dinheiro. Se ele disser que sim, diz que
isso vai custar caro. Vou querer um sacrifício muito grande. _Dito isso, Sete
Raios soltou outra sonora gargalhada deixando Ernesto caído no chão, desfalecido.
Pablo e seus amigos já não acreditavam que Ernesto viria
para o show. Como não esteve no ensaio, certamente não iria animar o festival.
Porém, alegre e confiante Ernesto subiu ao palco como se nada tivesse
acontecido e apresentou-se com uma performance que impressionou a todos. Sua
participação fez com que o público gritasse e aplaudisse pedindo bis. Na manhã
seguinte, o telefone tocou incessantemente, acordando Ernesto e aborrecendo
Tony que acabara de chegar de mais uma noitada de venda de drogas e tentava
dormir. Atendeu com sua voz sonolenta. Era Berry Gordy Jr., o todo-poderoso da
Tamla-Motown oferecendo um belo contrato como percursionista da gravadora.
Disse que havia estado de passagem no festival na noite anterior e ficou
impressionado com o desempenho de Ernesto. Deixou até escapar de que poderia
investir na carreira solo por conta de seu estilo e o fato de ser um latino.
Desligou o telefone após marcar uma reunião no mesmo dia no The New Yorker
Hotel. Ernesto não pode conter sua alegria, e pulava gritando que sua sorte
estava mudando, sacudindo Tony que tentava dormir em vão. O telefone tocou mais
uma vez interrompendo seu entusiasmo. Era Pablo, irmão de Ernesto ligando de
Porto Rico com a notícia de que Rosário, sua esposa, havia acabado de morrer de
um mal súbito.
Depois disso, após alguns anos, vários Grammys estavam
expostos nas prateleiras de Ernesto em sua casa de Beverly Hills. Este e outros 21 contos você encontra neste link. CLIQUE AQUI!
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